GASTRONOMIA: UM MAR DE OPORTUNIDADES
O setor de bebidas e alimentos realmente é algo promissor. Mesmo com a crise que anda abalando o país, este ramo vem crescendo. De acordo com o Sebrae, 33% das despesas com alimentação são com produtos que vêm ou são consumidos fora das casas. Isso nos mostra como este setor é um ótimo indicativo de que é um mercado lucrativo e atraente para o empreendedor.
Sem dúvidas, para conquistar a sua fatia no bolo no ramo da gastronomia é preciso primeiramente pensar em um nicho. De fato, há alguns tipos de culinárias ganhando destaque no cardápio de muitos brasileiros.
Para aqueles que desejam trabalhar com um tipo específico, comidas veganas, vegetarianas e orgânicas têm crescido. De acordo com pesquisas na área, o número de adeptos a este tipo de alimentação aumenta cerca de 40% ao ano. Em outras palavras, aparenta ser um segmento bem promissor. Por outro lado, se você não tem interesse neste nicho, a gastronomia oferece outras opções.
O tradicional, comidas brasileiras e orientais, fast food, há espaço para todas elas, porém é fundamental que haja uma boa gestão para dar certo. A economia em torno do mercado food service, ou seja, a entrega de alimentos em domicílio é muito interessante. Afinal, o volume anual movimenta em torno de R $300 bilhões.

PASSOS PARA EMPREENDER EM GASTRONOMIA
Se até esse tópico aqui você já se animou para empreender! Em síntese, não existe receita de bolo, porém há alguns cuidados que pode tomar a atenção no futuro empreendedor. Mesmo que estejamos em uma época de crise, sempre há alternativas para começar o seu negócio. Os passos que separamos para empreender na gastronomia são:
Inove para empreender em gastronomia
mesmo que o espaço para comidas clássicas seja amplo, inovar no tipo de produto e serviço, chama a atenção. Eventualmente pode atrair uma boa clientela e gerar bons lucros ao seu negócio. Inovar por outro lado pode estar aliado a utilização de tecnologia ou uma forma nova de implementar um serviço. Sem dúvida, os consumidores em sua grande parcela adoram uma boa novidade.
Pesquisa de mercado
Antes de tudo, uma das primeiras ações para empreender na gastronomia é pesquisar o mercado. Pense naquilo que deseja ofertar e verifique a concorrência, o público-alvo, a média de consumo. Além disso, converse com pessoas da área sobre sua ideia e pesquise bem na internet.
Plano de negócio
Planejamento é a alma do negócio. Em um plano de negócios é possível detalhar várias ferramentas, ações e números fundamentais para estruturar tudo.
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Pense no marketing
Juntamente com o plano acima, você irá refletir sobre o marketing. Como resultado você poderá visualizar melhor como será a cara da sua empresa. Dê uma atenção especial a isso com campanhas, post e redes sociais que dialoguem com seu negócio, mas também com o público-alvo.
O bom atendimento é essencial
Preze por ele sempre e em todos os meios de comunicação. Procure realmente atender bem e responder rápido o cliente.
Se atente às normas
Primeiramente antes de abrir o negócio verifique se as instalações condizem com os órgãos regulamentadores. Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros são os mais importantes.
Observe os casos de sucesso
Logo após feito os passos acima procurem saber e ler mais a respeito de empreendedores de gastronomia que tiveram sucesso em suas jornadas. Buscar inspiração e uma meta é sempre válido.

QUAIS ÁREAS GASTRONÔMICAS ESTÃO EM ALTA?
Ao mesmo tempo que empreender em gastronomia é uma boa ideia, se informar sobre o que está em alta pode ajudar no empreendimento. Como resultado disso, a escolha do nicho pode gerar maior impacto e conquistar mais consumidores. Nesse sentido, separamos aqui abaixo algumas áreas que estão tendo mais visibilidade e sucesso, confira:
- Personal chef: seria contratar um ou uma chef de cozinha para elaborar e preparar pratos conforme o gosto do cliente. Isso vale para festas e eventos assim como o consumo diário;
- Panificação e confeitaria: em virtude de abrir um espaço ou iniciar vendendo por aplicativos de entrega, redes sociais e para os conhecidos mesmo;
- Cozinha criativa: conforme descrito no tópico anterior a criatividade também está relacionada com a inovação. Estudar o público-alvo, personalizar pratos clássicos, faz parte disso.
Consultoria gastronômica: de fato é uma experiência rica. O consultor em gastronomia lida com diversos segmentos, cardápios e pratos da área. Se você gosta da variedade e aprender coisas novas, vale a pena pensar.
Alimentação natural: isso vale para alimentação orgânica, vegana e vegetariana. Deve seguir crescendo nos próximos anos por um movimento de maior consciência e estilo de vida de uma parcela da população.
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