Amanda Tauil Contadora e Mentora em Finanças

Conheça os principais indicadores financeiros para empresas

Para manter o equilíbrio financeiro dos negócios e tomar decisões com maior índice de assertividade, empresários e gestores precisam acompanhar de perto os principais indicadores financeiros para empresas.

Mas afinal, que indicadores são esses?

  • Margem Bruta;
  • Margem Líquida;
  • Lucro Líquido;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido;
  • Ticket Médio;
  • Faturamento;
  • Margem EBITDA;
  • Liquidez Corrente.

Para saber mais sobre os indicadores listados, esclarecer suas dúvidas e melhorar a gestão financeira da sua empresa, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Margem Bruta

Como o próprio nome sugere, o indicador de Margem Bruta mede o lucro bruto do negócio, ou seja, o resultado da empresa antes das despesas fixas e variáveis.

Para calcular este importante indicador, consideramos o Lucro Bruto (Receitas – Custo das Mercadorias Vendidas) e o faturamento, conforme equação abaixo:

Margem Bruta = (Lucro Bruto / Faturamento) * 100

Margem Líquida

Quando o assunto são os principais indicadores financeiros para empresas, outro item muito importante é o indicador de Margem Líquida.

Aqui, a regra de cálculo é muito semelhante à que apresentamos no item anterior, no entanto, passamos a considerar as despesas fixas e variáveis para efeitos de cálculo.

Sendo assim, utilizamos a seguinte fórmula matemática:

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Faturamento) * 100

Na sequência, veremos em detalhes como encontrar o lucro líquido da empresa, variável que faz parte da equação que apresentamos acima.

Lucro Líquido

Quando o assunto são os principais indicadores financeiros para empresas, o Lucro Líquido é um dos mais importantes. Afinal, é através deste indicador que é possível concluir se a empresa registrou lucro ou prejuízo em determinado período.

Para encontrar o lucro líquido de uma empresa, basta subtrair das suas receitas o total de custos e despesas do negócio, conforme a equação abaixo:

Lucro líquido = Receita total – Custos e despesas totais

Um resultado positivo ou superávit, é um sinal de que a empresa está indo bem, enquanto um prejuízo ou déficit, indica que é preciso adotar medidas para que a organização consiga ser eficiente e lucrativa.

VEJA MAIS:

  Erros contábeis que podem prejudicar uma empresa!

  DICAS DE COMO AUMENTAR O FATURAMENTO DA EMPRESA!

Ponto de Equilíbrio

Como o próprio nome sugere, o indicador de Ponto de Equilíbrio, demonstra qual é o montante exato onde as receitas se tornam suficientes para cobrir todos os custos e despesas da empresa, ou seja, o popular “zero a zero” (sem lucro, mas também sem prejuízo).

Para chegar ao resultado do indicador de ponto de equilíbrio, podemos utilizar a seguinte equação matemática:

Ponto de equilíbrio = (custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição em percentual

ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido

ROE é a sigla para Retorno sobre o Patrimônio Líquido ou Return on Equity, indicador capaz de demonstrar o resultado que uma empresa consegue gerar a partir do seu próprio patrimônio.

Em termos práticos, temos que quanto maior o ROE, melhor para a saúde financeira e crescimento da empresa.

A equação matemática para o cálculo do ROE é a seguinte:

Ponto de equilíbrio = (custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição em percentual

Ticket Médio

Via de regra, o Ticket Médio é um indicador de vendas, mas em todo caso, não se pode deixar de destacar a sua importância para a gestão financeira dos negócios. Afinal, este valor indica o valor médio que os clientes gastam na empresa.

Diante disso, costuma-se afirmar que quanto maior o ticket médio, melhor. No entanto, vale destacar, que se o número de clientes da empresa for reduzido, um ticket médio elevado também pode ser tratado como um risco.

A equação matemática utilizada para cálculo do ticket médio é a seguinte:

Ticket médio = faturamento total / número de vendas

Faturamento

Quando o assunto são os principais indicadores financeiros para empresas, o Faturamento é um dos mais conhecidos.

Basicamente, este indicador é a soma de todas as receitas geradas por uma empresa em determinado período, o que faz com que muitos considerem o faturamento elevado como um sinal positivo.

No entanto, é preciso levar em consideração que se a empresa possui um alto faturamento, mas não consegue transformar isso em lucro líquido, não temos um bom sinal.

A importância dos indicadores financeiros para uma gestão financeira assertiva

Com o acesso às métricas fornecidas pelos indicadores financeiros listados nesta conteúdo, empresários e gestores podem:

  • Melhorar a assertividade das suas decisões;
  • Reconhecer o momento de reduzir custos;
  • Reconhecer o momento ideal para fazer investimentos;
  • Se antecipar a fatos importantes para o equilíbrio financeiro dos negócios;
  • Acompanhar a evolução financeira da empresa como um todo.

Se você ainda não tem acesso aos principais indicadores financeiros da sua empresa, conte com o apoio do nosso time de especialistas em gestão financeira empresarial.

A AMANDA TAUIIL CONTABILIDADE é um escritório de contabilidade digital que ajuda você em todos os processos contábeis da sua empresa, e tudo sem precisar sair de casa ou do seu escritório.

Já tem contador? Sem problemas, entre em contato conosco, conheça nossos serviços e veja como trocar de contador pagando uma mensalidade que cabe no seu bolso.

Me siga nas redes sociais:

https://www.facebook.com/amanda.tauil.contadora
https://www.instagram.com/amanda_tauil/?hl=pt-br
Conheça os principais indicadores financeiros para empresas