Se você está em dúvida se deve mudar do regime CLT para trabalhar como PJ, podemos te ajudar nesse artigo.
Vale a pena ser PJ?
Isso varia muito de acordo com seus objetivos de vida. Quem tem espírito empreendedor e não gosta de se vincular a uma única empresa pode se dar bem como PJ. Outra vantagem é economizar com impostos e ganhar mais dinheiro.
Obviamente, prestadores de serviço como Desenvolvedores de Sistemas, Oceanógrafos, Geofísicos, instaladores de equipamentos, corretores, médicos e dentistas, também precisam pagar tributos, mas, mesmo assim, costumam compensar financeiramente.
A CLT também é interessante para muita gente, já que os encargos vêm descontados do salário, tem férias e 13º salário.
E quanto às desvantagens?
Claro que sempre existem pontos para ficar de olho. Podemos citar:
A necessidade de estar de acordo com a Lei e a burocracia, o que nem sempre é simples para quem nunca lidou com contratos;
O fato de não ter férias e os prazos de entrega podem fazer com que um PJ trabalhe mais;
A falta de vínculo empregatício pode deixar as pessoas inseguras.
Quem trabalha como PJ tem direito a férias?
As férias são um benefício da CLT, por isso, os contratos PJ não oferecem o direito a férias. Mas nada impede que uma pessoa PJ se programe para tirar dias de descanso. Quanto às férias antecipadas de CLT, a pessoa com contrato PJ deve incluir esse valor no cálculo do seu salário.
Como calcular o salário de PJ?
Se você está pensando em trabalhar como PJ ou já atua nesse modelo, é importante entender que seu salário deve ser maior do que o de um colaborador com contrato CLT para compensar os encargos trabalhistas e outras despesas. Para ajudá-lo nessa tarefa, temos uma planilha simuladora de custos com impostos para pessoa jurídica
Com a ajuda desta planilha você terá uma boa análise dos seus custos, poderá determinar o valor ideal do seu salário( pró-labore) como PJ, garantindo que suas necessidades sejam atendidas e que seu trabalho seja justo e rentável. Conte com a Amanda Tauil Contabilidade para obter mais informações e suporte em relação a esse assunto.

Qual é a diferença entre uma contratação PJ e CLT?
Contratação CLT
O contrato de trabalho regido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) estabelece um vínculo empregatício formal entre uma empresa e um colaborador com registro em carteira de trabalho.
É importante destacar que o contrato pode ter um prazo determinado de até 90 dias, incluindo o período de experiência de 45 dias, podendo ser renovado por mais 45 dias. Após esse período, o regime de carteira assinada passa a valer por tempo indeterminado, caso empresa e empregado queiram continuar a relação de trabalho.
As cláusulas do contrato incluem itens como horário e local de trabalho, funções a serem exercidas, remuneração e demais pagamentos, como vale-alimentação, férias, vale-transporte e outros benefícios previstos pela CLT ou por acordos coletivos. É fundamental que todas as informações sejam acordadas e documentadas em contrato para garantir os direitos e deveres de ambas as partes.
Contratação PJ
O contrato de prestação de serviços PJ é uma alternativa para quem deseja trabalhar de forma autônoma e sem vínculo empregatício. Ele é firmado entre duas pessoas jurídicas, sem relação de subordinação entre elas, e pode abranger diversos aspectos do trabalho, como prazo de entrega, forma de atendimento e responsabilidades da empresa contratada.
Ao contrário do contrato CLT, o contrato PJ não estabelece vínculo empregatício, não prevê questões como horário de trabalho e não oferece os mesmos benefícios previstos pela CLT, como férias remuneradas e décimo terceiro salário. No entanto, ele pode ser uma boa opção para quem quer ter mais liberdade na gestão do próprio negócio e prestar serviços para diferentes empresas.
É importante ressaltar que a utilização indevida do contrato PJ pode configurar fraude trabalhista e resultar em penalidades para a empresa contratante. Por isso, é fundamental contar com a orientação de um profissional contábil para escolher o modelo mais adequado para o seu negócio e evitar problemas com a fiscalização.
Quais são os impostos que uma PESSOA JURÍDICA deve pagar?
Pelo Simples Nacional, quem empreende como PJ terá uma alíquota única que começa em 4,5% para algumas atividades tributadas pelo anexo IV( Como os advogados e escritórios de advocacia). Atividades enquadradas pelo anexo III começam com uma alíquota de 6% e temos ainda atividades consideradas intelectuais que são enquadradas no anexo V com fator R (assunto para um outro artigo) que podem começar com 6% ou 15,5%, vai depender do valor de sua folha de pagamentos (pró-labore). Existem muitos critérios a serem analisados. O seu contador deverá fazer uma análise e te ajudar a pagar o mínimo de impostos possíveis dentro da lei. E é isso que fazemos em nosso escritório de Contabilidade para Prestadores de serviços no estado de São Paulo.
Já pelo Lucro Presumido, com um faturamento de até R$ 187.500,00 por trimestre, os impostos são de 11,33% além do ISS, que pode variar de 2% a 5%. A soma destes valores resulta em uma alíquota total de 13,33% a 16,33%.
Temos ainda que falar sobre os encargos de INSS na retirada de seu pró-labore e IRRF caso o valor esteja passível de tributação de acordo com as regras e tabela do Imposto de renda para Pessoa Física.
A planilha!
A minha planilha simuladora de custos sendo PJ, vai te mostrar o quanto você vai pagar em impostos mensalmente. Você poderá simular:
Simulação de Impostos
Simulação de Pró-Labore
Lucro ou Prejuízo
CLT X PJ

Impostos a pagar:
Você irá apenas digitar sua Receita Bruta mensal e a planilha já te trará os valores em impostos a pagar (DAS, INSS E IRRF).
Gostou do artigo de hoje, e quer saber mais quanto será o seu custo sendo uma pessoa Jurídica e se vale a pena, acesse a planilha e faça seus cálculos já. E se a dúvida ainda persistir entre em contato conosco.Adquira a sua planilha aqui!
A AMANDA TAUIIL CONTABILIDADE é um escritório de contabilidade digital no estado de São Paulo, que ajuda você em todos os processos contábeis da sua empresa, e tudo sem precisar sair de casa ou do seu escritório.
Já tem contador? Sem problemas, entre em contato conosco, conheça nossos serviços e veja como trocar de contador pagando uma mensalidade que cabe no seu bolso.
Me siga nas redes sociais: